domingo, 19 de maio de 2013
Teoria do Gato Darwin Schrödinger
Em um dos episódios do final da 1ª temporada, Sheldon cita o experimento de Schrodinger para ilustrar sua “teoria” sobre o relacionamento de Penny e Leonard para aconselhá-la. Ele diz:
“Bem,, em 1935, Erwin Schrodinger, ao tentar explicar a interpretação de Copenhaguen da Física Quântica, ele propôs um experimento em que um gato é colocado em uma caixa com um recipiente fechado de veneno,, que se quebraria em um momento aleatório. Já que ninguém sabe quando o veneno será liberado, ate que q caixa seja aberta, o gato pode ser considerado tanto vivo quanto morto. Assim como o gato de Schrodinger, o seu possível relacionamento com o Leonard pode ser considerado tanto bom, quanto ruim. você só vai descobrir ao abrir a caixa."
O gato de Schrödinger (O gato está morto ou vivo?) é uma experiência formulada apenas em teoria, frequentemente descrita como paradoxo. De acordo com Schrödinger, a interpretação de Copenhagen implica que o gato permaneça tanto vivo quanto morto até que a caixa seja aberta. Schrödinger não desejava promover a idéia dos gatos vivos-e-mortos como uma possibilidade séria – muito pelo contrário. O experimento em pensamento serve para ilustrar a bizarrice da mecânica quântica e da matemática necessária para descrever estados quânticos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário